Ações sustentáveis MRV


Empresa que atua há mais de 30 anos no mercado imobiliário, a MRV ENGENHARIA, tem uma grande responsabilidade sobre impactos gerados pela natureza. Para amenizar os problemas, ela está com projetos ligados à sustentabilidade.
Na construção, quando há a necessidade de utilização de madeira, como no caso de marcos de portas e engradamentos de telhados, a empresa utiliza material advindo de reflorestamento e com certificação de manejo sustentável. Além disso, parte das obras utiliza areia artificial, feito a partir de resíduos da fabricação da brita, já que a extração de areia natural causa grandes impactos ambientais.


Muitas outras ações são feitas com o objetivo de tornar as construções mais sustentáveis. Um projeto que chama bastante a atenção é a utilização de vasos sanitários com caixas acopladas. Uma vez acionado, o sistema consome seis litros de água, muito abaixo do consumo gerado pelo sistema convencional, que varia entre 20 e 30 litros.

Essas são apenas algumas frentes de atuação da MRV. Convido vocês para conhecerem um pouco mais sobre a empresa e suas ações de sustentabilidade.








ECOFLUSH

A MRV  busca por soluções sustentáveis e ambientalmente corretas,esse é um dos focos da organização, que tem seu crescimento baseado no aprimoramento profissional e pessoal de seus colaboradores sempre objetivando a satisfação do cliente.
As ações sustentáveis promovidas pela empresa são:

Adoção de canteiros e praças: 

Consciente de seu papel e responsabilidade socioambiental, a MRV Engenharia tem por prática a adoção de praças públicas e canteiros, oferecendo assim uma melhor qualidade de vida, maior segurança e promovendo o bem estar social. Alguns exemplos:

• Adoção da Praça Maria Borges – Goiânia/GO
• Restauração do Casarão do bairro Castelo - Belo Horizonte/MG
• Revitalização e manutenção do Parque Linear do Confisco, no Cabral - Belo Horizonte/MG



Seleção criteriosa de fornecedores: 

Mais do que provedores de serviços e soluções, A MRV Engenharia vislumbra seus fornecedores como parceiros para a busca do Desenvolvimento Sustentável. Antes da contratação os possíveis fornecedores são criteriosamente avaliados e somente são contratados caso tenham suas ações alinhadas com a realidade da Organização: o Desenvolvimento Sustentável.
Bolsa de Recicláveis (Belo Horizonte):

A Bolsa de Recicláveis, integrante do sistema FIEMG, tem como objetivo promover o intercâmbio de resíduos e o fortalecimento do setor de reciclagem através de informações em meio eletrônico sobre: oferta, procura e doação de resíduos. A MRV participa continuamente das reuniões, inclusive como ofertante de resíduo. 

Empreendimentos sustentáveis: 

A MRV planeja e constrói seus empreendimentos com elementos fundamentais à preservação dos recursos naturais.São alguns deles: 

MEDIDORES DE ÁGUA INDIVIDUALIZADOS

A empresa utiliza medidores individualizados de água em alguns empreendimentos, ação que reduz o consumo mensal de água do condomínio em até 50%. 

DESCARGAS ECONÔMICAS - BACIA COM CAIXA ACOPLADA

O uso da caixa possibilita grande economia de água em relação aos modelos convencionais, colaborando para a preservação do meio ambiente. Em cada utilização, o consumo é de até 20 litros de água a menos do que a descarga convencional. 
Além da descarga econômica padrão, temos como opção no Kit Acabamento, a bacia com caixa acoplada no sistema DUAL FLUSH, que tem duas opções de utilização de acordo com a necessidade: uso de 3 ou 6 litros.

MADEIRA CERTIFICADA

A certificação florestal garante que a madeira utilizada é oriunda de um processo produtivo correto. Esta garantia serve também para orientar a MRV a escolher um produto diferenciado e com grande valor agregado e ao mesmo tempo que não degrada o meio ambiente (seleção da cadeia de valores).

MADEIRA DE REFLORESTAMENTO

A preocupação com o desmatamento das florestas nos levou a procurar madeira de florestas plantadas para evitar o consumo de espécies nativas da Amazônia. O principal benefício é a utilização de uma matéria prima renovável (obedecidos os preceitos da produção sustentada estabelecido em certificação florestal), fixadora de CO2.

PERGOLADOS

Além disso, visando um menor consumo de madeira, os pergolados desenvolvidos nos empreendimentos da MRV são produzidos em concreto.

ENTULHO

E, através da contratação de uma empresa terceirizada, a MRV Engenharia descarta de forma consciente e adequada o entulho produzido em suas obras, de acordo com normas técnicas aprovadas pelos órgãos ambientais dos municípios e dos Estados.

DESTINAÇÃO DE GESSO (Belo Horizonte)

A parceria da MRV com a Gramadus visa a retirada e destinação correta do gesso/madeira. O material, após recolhido, é enviado à uma ATT (Área de Transbordo e Triagem) para separação e posterior reingresso ao processo produtivo.


Essas sao algumas das ações sustentaveis que a MRV  adota, para atender as exigências do mercado e a satifação do cliente.





Menor impacto ambiental

Para que uma construtora alcance eficiência, com menor impacto ambiental, é preciso priorizar a sustentabilidade já na concepção dos projetos de seus empreendimentos.
A MRV adota em todos os seus empreendimentos o processo construtivo de alvenaria estrutural autoportante, que dispensa a execução de vigas e pilares. "A vantagem é que, se não há a necessidade de executar vigas e pilares, temos menos formas de madeira no canteiro, e ainda menos entulho, porque o projeto é paginado, portanto os blocos chegam à obra já no tamanho em que serão usados", explica Evandro, ao observar que o processo convencional de alvenaria só é usado na execução de pilotis, mas com vigas moldadas em forma de madeira de reflorestamento.

PROTEÇÃO 

As construtoras investem na adoção de procedimentos corretos de separação, reciclagem e descarte de entulhos.
Na MRV, é feita a separação dos resíduos nos canteiros de obra. "Materiais como a madeira conseguimos reaproveitar ou vender e há um controle para que o restante dos entulhos seja direcionado a bota-foras autorizados", diz Evandro Carvalho. A separação de resíduos também é feita nos canteiros da Conartes, da Concreto, da RKM e da Direcional Engenharia.
Recursos simples e avançados
Entre as medidas adotadas pelas construtoras para que um empreendimento possa ser considerado sustentável, destacam-se aquelas que visam à redução do consumo de água e energia elétrica. Tais iniciativas, implementadas nas unidades e nas áreas comuns do empreendimento, partem da aplicação de recursos simples, de projeto, para melhor aproveitamento de luz e ventilação naturais, que minimizam o consumo de energia, e chegam ao uso de sistemas avançados, para a captação e reuso de água.
Outra medida simples, pontua Evandro, da MRV Engenharia, é a opção de revestir paredes internas com pintura em cores claras. "Todo mundo faz isso, porque a cor clara dá aquela sensação de amplitude no ambiente, mas poucos pensam que a medida também colabora para que a iluminação artificial seja menos acionada."

ILUMINAÇÃO 
As construtoras introduziram tecnologias, como os sensores de presença para o acionamento da iluminação artificial de áreas comuns, além do uso de lâmpadas econômicas.
Para reduzir o consumo de água a MRV Engenharia já aplica em seus empreendimentos o uso de vasos sanitários com caixas acopladas. "Em cada descarga acionada por esse sistema são consumidos seis litros de água. Já no sistema convencional, de válvula, o consumo é de 20 a 30 litros por descarga", compara Evandro.



Sistema DUAL FLUSH


Atitude contribui para preservação do meio ambiente
Com o avanço tecnológico da MRV, foi desenvolvida uma nova bacia com duplo acionamento ainda mais econômica, permitindo a quem aciona o controle da quantidade de água um melhor dimensionamento para cada função. Estudos demonstram que 80% da utilização do sanitário residencial ocorre para remoção de dejetos líquidos. De posse desta informação, foi desenvolvida esta nova tecnologia, na qual o acionamento se dá de duas formas: com a utilização de três litros de água para remoção de dejetos líquidos e de seis litros para dejetos sólidos. Seu design permite fácil identificação do volume de descarga desejado: descarga rápida no botão menor e descarga total no botão maior, enquanto que na bacia com caixa convencional há apenas um botão de acionamento de seis litros. A economia de água pode chegar a 40 % comparando-se as duas descargas.


GESTAO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Em 2011 a MRV Engenharia deu a largada em um projeto piloto de gerenciamento dos resíduos sólidos gerados em suas obras.
A principal inovação consiste no reaproveitamento de entulhos dentro das próprias obras. Para que isso seja possivel, é fundamental que uma série de outras ações ligadas à gestão de resíduos seja feita. Por isso, todos os tipos de rejeitos das obras são corretamente direcionados para locais específicos e adequados, evitando o acúmulo desses materiais em aterros sanitários. A iniciativa, que faz parte da política de sustentabilidade da empresa, ainda reduzirá gastos e impactos ambientais da instituição.
A primeira etapa começou no canteiro de obras do Residencial Faces Sion, na Região Sul de Belo Horizonte, e, no último mês, teve início no Village Royale, em Nova Lima, na região metropolitana da capital mineira. O projeto, que foi elaborado pela Ambiência Soluções Sustentáveis permitirá o armazenamento adequado dos materiais nas obras, além de mais segurança para os funcionários que atuam nelas, destinação final adequada dos resíduos e geração de renda para famílias que dependem da reciclagem.




Na prática

Desde novembro do ano passado, os materiais do residencial Faces Sion vêm sendo direcionados separadamente a destinos específicos e o entulho da obra foi reutilizado para nivelamento de piso. José Luiz Esteves da Fonseca, gestor regional de obras da MRV, afirma que até o momento os resultados são animadores. “Já conseguimos uma economia de R$13 mil com dois meses de implantação, as expectativas são as melhores possíveis”,afirma.
Homero Paiva, diretor executivo de produção da MRV, ressalta a importância da adesão às práticas sustentáveis. “Cada ação implantada nesse sentido é importante dentro e fora da empresa. Desde a gestão dos resíduos produzidos nas obras de forma adequada até o reaproveitamento de material de forma estudada são benéficos a todos os envolvidos, entre colaboradores, comunidade e a própria construtora”, comenta.
Em um primeiro momento, o resíduo gerado é armazenado em um local específico para aquele tipo de material. No caso das obras, há instalações de apoio (por exemplo, baias) posicionadas em pontos estratégicos para todos os resíduos gerados, tais como: madeira, gesso, metal, sacaria, rejeito, entulho e recicláveis. Posteriormente, os resíduos das baias são enviados aos locais pré-determinados, de acordo com a natureza de cada um.

Conscientização
A MRV defende a iniciativa como um dever de todos e, por isso, pretende disseminar o programa de gerenciamento de resíduos entre seus colaboradores e as comunidades ao redor da construção.
Para garantir o sucesso, os colaboradores que atuam no Residencial Faces Sion e no Village Royale tiveram oficinas com especialistas da Ambiência. Nelas, foram explicados conceitos como sustentabilidade, gestão e reciclagem, além de haver atividades de incentivo e conscientização sobre cuidados com o meio ambiente dentro e fora dos canteiros de obras. Por isso, a empresa mantém convênios com prefeituras de várias cidades, entre elas Franca e Ribeirão Preto, para descartar corretamente o entulho gerado em suas obras. O momento agora é de expandir o gerenciamento de resíduos sólidos para todas as cidades onde a empresa tem negócios.



Quiz MRV Sustentável

A Pegada Ecológica é uma representação da quantidade de recursos necessários para a realização das atividades dos seres humanos na Terra. Tradução de "ecological footprint", segue indicadores de sustentabilidade padronizados mundialmente. 
Vamos fazer o Quiz abaixo e descobrir  você, quanto consome? 

http://www.mrv.com.br/sustentabilidade/quiz.aspx

Agora que ja fizemos o Quiz qual foi seu resultado?
Postem abaixo!